Estudar OSINT pode parecer um desafio para quem não tem recursos financeiros para pagar pelos melhores cursos, e sinceramente será assim na maioria das circunstancias, mas, justamente por tratar de Fontes Abertas, existem muitos recursos acessíveis que podem te ajudar nesse aprendizado.

Vou compartilhar com você hoje alguns cursos na modalidade EAD com direito a certificado. São cursos introdutórios em muitos aspectos e limitados em conteúdo, mas, que você pode incluir no seu curriculum em pouco tempo. Essa também é uma forma de compreender alguns fundamentos da produção de Inteligência, conhecer algumas fontes de dados interessantes e inclusive questões éticas ligadas a utilização destes dados.

OSINT Beginners Course – Kapsuun Group

banner da Kapsuun Group

Este é apenas um modulo introdutório que a Kapsuun Group liberou como preparação para o cursos deles de nível universitário “Accredited Open-Source Intelligence (OSINT) course” então é bastante conceitual e sem pratica.

Link para o curso.

Reuters Digital Journalism

Um curso da Reuters, sim aquela agência de notícias britânica (a maior agência internacional de notícias do mundo), e voltado ao “Jornalismo Digital”. Mas o que isso tem a ver com OSINT? Tudo! Jornalismo é sobre encontrar e relatar notícias, buscar por informações e conferir a legitimidade das fontes, bem como apresentar estas informações de forma ética e responsável. Esse curso apresenta fontes interessantes e também aborda as tecnologias digitais e como publicar através dessas plataformas.

Link para o curso.

Open-source intelligence – Basel Institute LEARN

Logo da Basel

Este é um curso introdutório sobre OSINT e não sobre OSINF! O que eu quero dizer é que neste curso de fato você vai aprender conceitos de Inteligência de não apenas sobre coleta de dados. Este curso cobre detalhes técnicos, fontes diversas sobre corrupção, pessoas politicamente expostas, Redes Sociais, enfim bastante conteúdo e o mais importante, elucidando a relevância dos dados identificados para a produção de informações com valor estratégico. Destaque para a didática do curso com um exemplo realista de trafico internacional, recomendo a todos, mesmo os mais experientes (se você acha que já aprendeu tudo então provavelmente está deixando de aprender muita coisa).

Link para o curso.

Case File – The Cyber Institute

The Cyber Institute Logo

Um curso introdutório a ferramenta Maltego, uma ferramenta bastante conhecida de investigadores digitais, bastante completa em relação à análise de dados e na forma como apresenta as correlações entre estes dados. O Maltego oferece um gráfico baseado em nós, tornando facilmente identificáveis padrões e conexões de múltiplas ordens entre essas informações. Lembra do “Mural de Pessoas Doidas” dos seriados? Aqueles onde linhas vermelhas conectam alfinetes em um mapa, fotografias e recortes de jornais? É a versão digital disso.

Link para o curso.

Dark Web Foundations (BETA) – Dark Web Academy

Dark Web Academy Logo

Este é um curso na versão Beta, uma versão de testes. Então pode deixar de ser gratuito, ser modificado ou inclusive descontinuado a qualquer momento. Mas recomendo a quem queira compreender melhor o que raios é a tal Dark Web.

Link para o curso.

Que tal um curso avançado?

Maltego Threat Analysis – ADINT

banner do curso

A ADINT – Cyber Intelligence Institute tem um curso próprio de Maltego e como todo conteúdo da ADINT é bastante pratico! Você vai aprender a analisar a infraestrutura de atores de ameaça, grupos de ransomware e ameaças persistentes avançadas.

O programa de treinamento é focado no desenvolvimento de capacidades técnicas e analíticas da análise de ameaças com o Maltego, o que pode aumentar a performance, velocidade e a precisão de suas investigações integrando dados internos, acessando feeds de inteligência de ameaças e identificando rapidamente dados relevantes de alertas SIEM de forma centralizada.

Este treinamento tem a missão de preparar os alunos para conduzir análises de inteligência e investigação no submundo dos grupos de ameaça. Por outro lado, o aluno também estará se qualificando e tendo acesso as melhores práticas de inteligência cibernética utilizadas pelas principais Agência de Inteligência e empresas privadas de cyber Intelligence a nível global.

Detalhes:

  • Aulas 100% on-line
  • Laboratórios de Inteligência cibernética
  • Plantão tira dúvidas (Ao vivo diretamente com o instrutor)
  • Material Exclusivo & BÔNUS EXCLUSIVO.

Demais informações sobre grade curricular, agenda, características do treinamento e preço se encontra neste link.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe essa pagina com outras pessoas.

Por onde começar a estudar OSINT? – Parte I
Como eu estudo OSINT? – Parte II
OSINT: Do Zero à Investigação Profissional – Lançamento!

Autor

  • Raul Cândido

    Raul Cândido é Consultor de Forense Digital, pesquisador de Biohacking e segurança de tecnologias na área da medicina, Líder Womcy He for She, autor na Academia de Forense Digital, e Redator Chefe do portal Hacker Culture.

Hits: 154