Continuando a série de postagens sobre meus estudo de Inteligência de Fontes Abertas [Leia aqui a parte I] decidi apresentar a vocês aquele que considero o melhor curso de OSINT nacional:

Curso de Formação em OSINT: Capacitação completa em Investigação Digital e Inteligência Cibernética

O universo da Inteligência Cibernética e Investigação Digital está em constante expansão, e a demanda por profissionais qualificados só cresce. Pensando nisso, o Romullo Carvalho, um grande profissional e fundador da Comunidade de OSINT Brasileira (COBRA) desenvolveu um treinamento com o auxilio de outros profissionais da área da investigação digital e do direito. O Curso de Formação em OSINT com uma carga horária de 60 horas, voltado para estudantes, investigadores, advogados, policiais, juízes, peritos, detetives e demais profissionais de inteligência interessados em aprimorar suas habilidades nesse campo.

Minha trajetória no mundo da Inteligência Cibernética

Para aqueles que não conhecem meu trabalho é importante destacar que tenho atuado a muitos anos com a Investigação Corporativa por meio da Forense Digital, Resposta a Incidentes e Inteligência Cibernética. Nesta área precisamos nos atualizar constantemente e por isso tenho participado de diversos treinamentos com constância, inclusive estou no momento estudando naquele que considero o curso de OSINT mais importante do mercado em língua inglesa. Porem as técnicas de investigação em fontes abertas produzidas no exterior constantemente esbarram na realidade brasileira e latino-americana, quero dizer que no dia-a-dia encontramos dificuldades tecnológicas e culturais que dificultam a investigação e isso só pode ser superado pela experiência e expertise de profissionais locais. Sendo assim deixo aqui o meu depoimento sobre o curso:

“Participar do Curso de Formação em OSINT foi uma experiência enriquecedora e totalmente pratica. O aprofundamento dos tópicos abordados foi impressionante, fornecendo um embasamento sólido e atualizado sobre as fontes elencadas. A presença de profissionais especialistas em diversas áreas trouxe uma riqueza de conhecimento e perspectivas únicas para o curso. Além disso, as aplicações práticas em investigações em território nacional foram extremamente efetivas, permitindo compreender melhor como utilizar as técnicas de busca e análise de forma ética e eficiente. Recomendo esse curso a todos que desejam se tornar profissionais capacitados em OSINT e se destacar nesse campo em constante crescimento.”

Conteúdo e Abordagem

O curso oferece um cronograma completo, abrangendo desde fundamentos teóricos e jurídicos até a prática com técnicas de OPSEC (Operational Security) e buscas online. O programa inclui temas essenciais como consultas processuais, prospecção de clientes, fundamentação jurídica e forense digital, explorando áreas como Telecom, HUMINT (Inteligência Humana), SOCMINT (Inteligência de Mídias Sociais), IMINT (Inteligência de Imagens), GEOINT (Inteligência Geoespacial), Criptomoedas, Deep e Dark Web, e as diversas formas de atuação até os entregáveis do perito.

CONTEUDO:

  1. Cronograma do curso
  2. Forense Digital
  3. Fundamentação Teórica
  4. Fundamentação Jurídica
  5. OPSEC
  6. Consultas Processuais
  7. Prospecção de Clientes e Formalização de Demandas
  8. Verifact
  9. Buscas Online
  10. Cyber
  11. Governo, Pessoas e Empresas
  12. Telecom
  13. HUMINT
  14. SOCMINT
  15. Criptomoedas
  16. Deep e Dark Web
  17. IMINT
  18. GEOINT
  19. Atuação e entregáveis do perito.

Aulas Online com Acompanhamento Personalizado

O curso adota uma abordagem didática, com aulas online que proporcionam flexibilidade aos alunos. O acompanhamento direto do professor garante um desenvolvimento consistente e um ambiente propício ao aprendizado prático das técnicas e ferramentas de busca e investigação digital.

Não perca essa oportunidade de se tornar um especialista em Inteligência Cibernética e dominar as técnicas de OSINT mais relevantes da atualidade. Inscreva-se no Curso de Formação em OSINT e faça parte de uma comunidade de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mundo digital.

Por onde começar a estudar OSINT? – Parte I

OSINT do Zero à Investigação Profissional

Visits: 354