Pode parecer emocionante trabalhar como Perito ou em Investigações Corporativas, mas, a maior parte das nossas atividades é baseada em processos, normas e leis, em outras palavras regras. Sem falar nas complicações “humanas” que aparecem pelo caminho. E quanto mais sofisticado o nível, por exemplo na produção de Inteligência, há mais leitura, disciplina e aprendizado envolvidos. Mas sabe o que torna isso tudo ainda um atrativo no meu dia-a-dia? O desafio de produzir um trabalho cada vez mais relevante e significativo. Quer um exemplo? Profiling!

Criminal Profiling, também conhecido como Perfilamento Criminal, é uma técnica analítica fundamental no mundo da investigação criminal. Por meio da análise criteriosa das evidências coletadas na cena do crime pode-se revelar pistas cruciais sobre o Modus Operandi, ou modo de agir, do criminoso. O objetivo é identificar o comportamento do infrator e possíveis motivações. Além disso, essa técnica contribui para evitar futuros crimes semelhantes.

Tá, mas e como aprender isso?

Um do meus colega da APECOF – Associação Nacional dos Peritos em Computação Forense – é o perito Petter Anderson Lopes, e ele já se especializou nesta área a um tempo e decidiu lançar um curso sobre o assunto. Abaixo coloquei alguns dos tópicos e áreas envolvidas neste curso:

Análise Investigativa Criminal: Uma Visão Interna do FBI

A Análise Investigativa Criminal é um dos serviço prestado por forças de lei, por exemplo as nossas policias, mas conhecemos bastante o assunto pela influencia de filmes e série que demonstram a ação do FBI. Essa análise comportamental auxilia as autoridades policiais na resolução de crimes violentos. Este curso não apenas explora a técnica, mas também o papel do FBI no processo investigativo.

Psicologia Investigativa: Compartilhando o Conhecimento de David Canter

Este curso conta com uma aula exclusiva com David Canter, o criador da Psicologia Investigativa. Uma oportunidade para explorar em detalhes essa metodologia, enriquecendo seu repertório profissional.

Profiling Geográfico: Desvende a Localização do Infrator

As técnicas de Perfilamento Geográfico utilizam a localização de crimes interligados para identificar a possível residência, local de trabalho ou de visita do infrator. Descobrir como esse mapa de probabilidade é construído e aplicado pode ser uma ferramenta poderosa para as investigações criminais. Fazemos isso também na Inteligência Cibernética.

Tópicos abordados no curso

Instrutor de Renome Internacional: Petter Anderson Lopes

Petter Anderson Lopes é um Perito Judicial em Forense Digital, Criminal Profiling & Behavioral Analysis. Com certificações da Heritage University (EUA) e Behavior & Law (Espanha), ele foi supervisionado por Mark Safarik M.S., V.S.M., Ex-Supervisory Special Agent do F.B.I. Seu conhecimento é chancelado pela CPBA (Criminal Profiling & Behavioral Analysis International Group). Além de sua especialização em Criminal Profiling e Geographic Profiling, também possui certificações em Forensic Psychology (Entrevista Cognitiva) pela The Open University, ACE AccessData Certified Examiner e formação em Computer Forensics pela Rochester Institute of Technology.

Para obter mais informações e realizar sua inscrição clique aqui. Capacite-se com as ferramentas essenciais da investigação criminal e esteja preparado para desafios complexos no mundo da segurança e justiça.

imagem com o rosto de diversos assassinos seriais

Aula de Exemplo

 

Curso de Psicologia Criminal e Investigativa
Como eu estudo OSINT? – Parte II
Curso de Inteligência Cibernética na Prática
SIMPOCONV IV: 4º Simpósio Internacional em Comportamento Não Verbal

Mindhunter Profile: Serial Killers

Autor

  • Raul Cândido

    Raul Cândido é Consultor de Forense Digital, pesquisador de Biohacking e segurança de tecnologias na área da medicina, Líder Womcy He for She, autor na Academia de Forense Digital, e Redator Chefe do portal Hacker Culture.

    View all posts

Views: 128