Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre Profissional em Ciência da Computação.
Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
Coorientador: Omar Andres Carmona Cortes

Resumo
A informação tornou-se um recurso essencial na sociedade contemporânea. As organizações estão investindo cada vez mais em tecnologia e equipamentos para fortalecer sua segurança e estão esquecendo as pessoas, o fator humano está ficando para trás. Com o crescimento das redes de computadores e o surgimento da tecnologia da informação, os ataques de Engenharia Social têm sido uma ameaça atual aos sistemas de informação em ambientes organizacionais. A fim de criar ações de contenção contra essa ameaça, é necessário entender o comportamento dos atacantes, ou seja, quais são as principais ações tomadas para alcançar os objetivos desejados. Não há nenhuma correção que você pode adquirir e aplicar às pessoas para ser livre destas formas de ataque. A solução para combater esse problema é o conhecimento. As pessoas devem entender como lidar com as formas de ataque e o que fazer para minimizar essa questão nas organizações. O presente estudo avaliou, através da aplicação de um questionário, o conhecimento dos entrevistados sobre Engenharia Social, à medida que percebem sua influência nas organizações e como estas abordam a questão da Segurança da Informação. O objetivo deste estudo é apresentar como as técnicas de Engenharia Social são aplicadas nas organizações respondendes e quanto estão preparados para enfrentar esta ameaça, sugerindo uma visão mais humana da Segurança da Informação.

Palavras-Chave: Segurança da informação; Engenharia social.

Leia este trabalho na integra: DISSERTAÇÃO Francisco de Assis Fialho Henriques

Gostaria de publicar seu trabalho aqui? Acesse a pagina de Trabalhos Acadêmicos.

Autor

  • Raul Cândido é Consultor de Forense Digital, pesquisador de Biohacking e segurança de tecnologias na área da medicina, Líder Womcy He for She, autor na Academia de Forense Digital, e Redator Chefe do portal Hacker Culture.

Hits: 33