A string é um tipo de variável constantemente utilizada por ela armazenar cadeias de caracteres como frases, nomes ou qualquer outra representação textual que será útil para a construção do programa. Cada posição que cada carácter ocupa representa também um número que se inicia do zero.
Exemplo: cada letra da frase “vamos programar” está ligada a um índice assim como o espaço entre uma palavra e outra.
Com isso em mente podemos ver como o sistema de fatiamento de string conhecido como função slice funciona dentro dos comandos do Python. Sua sintaxe é simples: objeto [iniciar: parar: passo].
Seu objetivo é extrair o conteúdo de uma string criando-se uma substring. Exemplo:
a = “vamos programar”
print(a[6:15])
Resultado: programar
Observação: o comando passo dentro da sintaxe do slice foi omitido pois quando não se faz diretamente seu uso ele passa automaticamente de um em um índice. E fomos até o 15 ao invés do 14 porque esta função recorta o que está entre o “iniciar e parar” porém retornando o valor do iniciar e excluindo o do parar.
Há outros métodos de manipulação de string como a função len() que serve para contar a quantidade de caracteres, find() para encontrar o índice que se refere a sua posição, count() para mostrar quantas vezes o carácter ou palavra apareceu na string e o split() para fazer a separação transformando o resultado em uma lista. Seu uso se encontra na sintaxe objeto.método(). Exemplo:
teste= “fazendo teste de manipulação de string”
print(teste.split())
Resultado: [‘fazendo’, ‘teste’, ‘de’, ‘manipulação’, ‘de’, ‘string’]
Neste caso existe também o método join() para ajuntar novamente a string retirando também ela da lista.
Exemplo:
print(“ ”.join(teste)
Resultado: fazendo teste de manipulação de string
Note que os espaços (que se encontra entre aspas) fez a junção, se tivesse um ponto estre essas aspas seria esse ponto que ajuntaria a string.
Esses foram alguns dos principais meios de manipulação de string em Python.
Views: 8355