Se você se preocupa com a segurança cibernética no Brasil, o convido a conhecer o OpenCtiBR (https://www.opencti.net.br/) – um projeto sem fins lucrativos que visa o compartilhamento de informações sobre ameaças cibernéticas no território nacional, e que é mantido por uma equipe de pesquisadores, entusiastas e profissionais da área de Segurança de TI, formada por voluntários que contribuem tecnicamente ou financeiramente para manutenção e evolução dos trabalhos

A equipe centraliza e contextualiza as ameaças reportadas por diferentes fontes através do MISP (Malware Information Sharing Platform), contribuindo e disponibilizando diariamente em seu repositório no GitHub (https://github.com/openctibr), todas as informações de ameaças cibernéticas no formato Threat Feeds.

O projeto também possui seu próprio threat map, que pode ser acompanhado em tempo real em sua rede de monitoramento e detecções de ameaças através de honeypots abertos para receber novos sensores, com alertas, análises e relatórios periódicos que destacam as principais ameaças em atividade no Brasil.

Se interessou e gostaria de contribuir com esse grande projeto? Confira quantas coisas estamos fazendo pela comunidade cibernética brasileira e contribua com sensores de Honeypot em sua infraestrutura de DataCenter ou até mesmo através de contas gratuitas de provedores de Cloud, preferencialmente com operações no Brasil.

Autor

  • Cleber Soares

    Entusiasta e pesquisador em Segurança da Informação adepto da cultura do software livre. Atua na área de tecnologia há mais de 20 anos, possui pós graduação em Ethical Hacking e CyberSecurity. Atua como Analista de Segurança da Informação e Perito Computação Forense ad-hoc. Líder do Capítulo OWASP Belém da Fundação OWASP e escritor na Hacker Culture.

    View all posts

Views: 434