CTF vem de Capture the Flag, no contexto de Segurança da Informação é um conjunto de desafios onde os participantes testam as suas habilidades de teste de invasão, trabalhando seu raciocínio lógico fazendo com que tenham que “sair da caixa” para resolver os problemas apresentados.

Os principais gêneros de desafios que são geralmente encontrados são os de Engenharia Reversa, Criptografia, Forense, Diversos, Web, Redes e Exploração de binários. O objetivo sempre será encontrar a bandeira (geralmente representada por um código) que pode estar em qualquer lugar dentro do contexto que foi apresentado.

O StarsCTF surgiu a partir de um projeto de pesquisa conduzido por Divina Vitorino. Divina é Analista de Redes Senior e está fazendo uma especialização em Computação Aplicada a Educação. Contando com a colaboração dos especialistas em Segurança Guilherme Almeida, Carlos Edoardo e Henrique Lima, o StarsCTF é um CTF de 24 horas de duração que faz parte de um estudo sobre perfis de jogador e engajamento.

O CTF será realizado nos dias 06/06 e 27/06 a partir das 18:00 – 24 horas de duração.

Sobre a premiação o primeiro colocado do dia 06 e o primeiro colocado do dia 27 ganhará um par de ingressos para a H2HC que ocorrerá em São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro de 2020.

O site já está aberto para inscrições para o dia 06.
https://starsctf.cf.

Autor

  • Mauricio Vaz Correia

    Apaixonado pela Arte e pela Tecnologia escolheu a Segurança da Informação como carreira profissional. Com isso aproveitou o cenário de CyberSecurity para se tornar um jogador de CTF, buscando sempre o aprimoramento de suas skills hacking.

    Ver todos os posts

Views: 86