Dia vinte e oito de agosto foi reportado que Elon Musk confirmou a tentativa de ataque à infraestrutura eletrônica de sua empresa Tesla a partir de um malware.

  Ainda que nos procedimentos legais não tenha havido exposição do nome da empresa alvo, a área descrita pela localização do alvo deste ataque causou a especulação com relação a sua identidade pela parte da mídia especializada na cobertura da indústria de carros elétricos, e a localização da Tesla na região com um sítio de grande escala levantou a suspeita de que teria sido o alvo, e não muito depois a confirmação veio a partir de seu CEO, Elon Musk.

  Os documentos oficiais descrevem como um homem de nacionalidade russa chamado Egor Igorevich Kriuchkov procurou contatar para tentar o recrutamento de um funcionário da empresa Tesla, oferecendo um montante de dólares em troca de seu envolvimento em um projeto malicioso de desenvolvimento e injeção de um malware nos sistemas da empresa para a coleta de informações visando chantagem. O funcionário procurou as autoridades logo depois de seu primeiro encontro com Egor.

  O projeto seria composto por um malware desenvolvido com cerca de duzentos e cinquenta mil dólares por um grupo de cibercriminosos russos, o preparo de um ataque de negação de serviço como tática de tirar a atenção da ação do malware quando fosse executado, e o envolvimento de um funcionário para customizar o malware para a infraestrutura da empresa, assim como sua injeção na rede.

  O indivíduo alegou estar passando férias nos Estados Unidos, que seria o motivo de estar visitando Reno, uma cidade próxima de Sparks onde o sítio da Tesla opera, para encontrar seu contato.

  Egor foi preso tentando sair do país a partir de Los Angeles, e a acusação oficial disposta na segunda-feira seguinte pode impor a Kriuchkov até cinco anos na prisão por sua participação na atividade.

Referencia:
CIMPANU, Catalin. Elon Musk Confirms Russian hacking plot targeted Tesla factory. ZDNet. 2020, Disponivel em: <https://www.zdnet.com/article/elon-musk-confirms-russian-hacking-plot-targeted-tesla-factory/>.Acesso em: 01 Set. 2020

Visits: 54