TikTok

Aplicativo de criação e compartilhamento de pequenos vídeos criado pela empresa chinesa ByteDance que está presente em quase todo o mundo, atualmente possuí mais de 1 bilhão de usuários, com média de 80 milhões de novos usuários por mês.

O aplicativo coleta várias informações dos usuários, tais como:

·        Vídeos assistidos;

·        Modelo do aparelho;

·        Sistema Operacional; e

·        Localização do usuário.

Existem diversas investigações a respeito de vazamentos de informações dos usuários dos aplicativos TikTok. Existe uma lei na China que obriga qualquer organização ou cidadão a “apoiar, ajudar e cooperar com o trabalho de inteligência do Estado”, só isso já levanta muitas suspeitas sobre vazamento de informação.

Mas, qual aplicativo não pede a localização, qual aplicativo não identifica o sistema operacional, qual aplicativo não armazena informação de forma remota de seus usuários?

Para aonde vai as informações coletadas? Quem atentamente faz a leitura do contrato de autorização no momento da instalação de qualquer aplicativo, ou ferramenta? Afinal temos que saber o que estamos instalando.

Quem pode ver suas postagens, suas fotos, seus textos nas redes sociais, quem pode ter acesso a essas informações? Um amigo pode compartilhar, e alguém que não está em sua conexão ver, e saber como é sua casa, qual carro você tem, os apelidos carinhos que você usa para com os seus entes queridos, e saber até aonde você passa os finais de semana.

O que pode acontecer? um sequestro, extorsão, roubo, assassinato. 

Vamos tomar cuidado com tudo, na vida real tomamos cuidado para fechar sempre o portão, atravessar a rua, ativar o alarme do carro e o alarme de casa. Mas na vida digital escancaramos tudo.

Exemplo hipotético.

Você carinhosamente chama sua filha de “pituxinha”. Você coloca várias fotos dela, e as vezes a chama de “pituxinha”, e fala que a ama. Seu jeito carinho de demonstrar o seu carinho, amor pela sua filha.

Alguém com más intenções vê isso, simplesmente pode te mandar um e-mail ameaçando sua “pituxinha” de sequestro, assassinato, estupro etc.

Possivelmente a ação só vai ficar nesse e-mail mesmo. Mas você vai perder a tranquilidade, vai remoer aquilo, e vai demorar um pouco para voltar a sanidade e conseguir seguir normalmente sua vida.

Precisamos tomar muito cuidado com a exposição de nossa vida pessoal, o mundo é cruel. O que pode ser feito com nossas informações, sabendo que a imaginação não tem limite?

Referência:

– https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/08/01/tiktok-proibido-o-que-esta-por-tras-do-anuncio-de-trump.ghtml

– https://www.techtudo.com.br/listas/2020/08/tiktok-vai-ser-banido-seis-fatos-que-voce-precisa-saber.ghtml

– https://www.jornalcontabil.com.br/o-tiktok-e-realmente-perigoso-voce-precisa-exclui-lo/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *