Colega de trabalho.

Já escutei, “se você acha que seu colega de classe da sétima série é falso, é porque ainda você não conheceu os seus colegas de trabalho.” Autor desconhecido.

As coisas infelizmente funcionam por aí mesmo.

Óbvio que no ambiente de trabalho podemos encontrar um melhor amigo, pai, conjunge, e por aí vai. Podemos criar laços eternos com alguém do trabalho, levar esse laço para dentro de sua intimidade e conviver por toda sua vida.

Mas, algo que infelizmente existe, é a inveja. A inveja no ambiente de trabalho é muito comum, como as pessoas passam boa parte da vida no trabalho, então isso é algo que intoxica, deixa o ambiente desconfortável para a realização dos trabalhos. Fofocas, um falar do outro pelas costas, chefe mole, panelinhas, é muito comum.

Acontece muito, entrar um funcionário, cheio de vontade de aprender, crescer, mas os seus colegas o cortam, não passam o serviço de forma correta, minimizam informações, ficam com má vontade em ajudar. Mas convenientemente na frente do chefe o ajudam, dão conselhos, ou pior na frente do chefe falam mal, inventam histórias que não condizem com a realidade.

Você não está na empresa para fazer amigos, está para prestar um serviço, você está recebendo para ajudar a empresa em seu desenvolvimento, e com isso você terá um desenvolvimento, um crescimento profissional. Então, se for necessário pegar na mão do seu colega para o ajudar, independente do cargo, se você gosta dele ou não, é para fazer, é para pegar na mão dele e ensinar o trabalho de forma correta e ter certeza de que ele aprendeu corretamente a sua função. Óbvio que, se for uma pessoa acomodada, que não quer nada, esse caso é para ser levado a alguém superior.

Escutar um áudio enviado, ler as mensagens, atender o telefone fora do expediente para tirar alguma dúvida, não é perder tempo, pois a dúvida dele pode te trazer uma nova ideia sobre o assunto, e com isso fazer você se desenvolver ainda mais.

Além disso, ninguém conhece o seu futuro, as vezes a pessoa que você ajudou no presente, pode te ajudar mais à frente.

E também quem nunca presenciou o amiguinho, colega de trabalho saindo e deixando sua estação de trabalho desbloqueada? Ou simplesmente esquecendo documentos na impressora?

Nesse caso como, simplesmente chame o seu colega e informe o que aconteceu, persistindo os erro avise o chefe.

OBS: Uma infantilidade, é quando o amiguinho sai e deixa a estação desbloqueada, e outro vir e mexer, mandar e-mails, instalar extensões. Empresa não é lugar para crianças.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *