Postado originalmente em 17 de setembro de 2018

Realizado com sucesso o CTF, Capture The Flag da Trend Micro, um campeonato de habilidades e técnicas de ataque e defesa cibernéticos com o objetivo de identificar  e incentivar novos talentos da área. A edição de 2018 foi realizada no dia 15 de setembro de 2018 na FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista). As equipes, recebem seu ambientes desenvolvidos para simular situações reais no cotidiano de um profissional, fornecidos pela Trend Micro e realizada em um dos laboratórios da FIAP.

CTF  2018 da Trend Micro
Data: 15 de setembro de 2018
Local: FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista).
Av. Lins de Vasconcelos, 1222 – Aclimação.

O evento contou com inúmeros desafios, sendo que cada flag obtida tinha um número de pontos variados e quanto maior a dificuldade maior o valor da pontuação. O CTF foi feito na forma de um ataque mundial onde cada país tinha seu desafio. Os ataques foram feitos por 8 grupos contendo de 3 a 6 participantes. O grupo 8 que foi o vencedor, foi um time composto por “Abigail Curuci, Allan Trindad‎, Susana Soares, Thiago Silva Pereira, Yago Ésquines”, onde conquistaram o 1º lugar, tanto na fase de ataque (Red Team) que foi a primeira parte do evento, como também na fase de defesa (Blue Team) concluindo a segunda parte e a finalização do CTF.

Na etapa de Red Team foi utilizado uma VPS da Azure virtualizando uma máquina Ubuntu com ferramentas pré-instaladas para realizar o ataque. Já na etapa de Blue Team foi usada a  Plataforma Trend Micro Deep Security onde foram realizadas as defesas contra os ataques executados no computador da vítima que também se encontra na Azure.

Nas palavras de Thiago participante da equipe vencedora o mesmo disse: “Creio que meu time não ganhou somente porque somos superiores no conhecimento, mas sim porque estávamos com uma pessoa fluente em inglês, sabíamos a lógica de programação e do sistema, e ficamos focados e analisando a onde poderia se encontrar a flag, seja em um banco de dados mysql ou em uma pasta oculta e dentre outros, mas principalmente pelo trabalhamos realizado em equipe. Muito obrigado pela oportunidade de participar do CTF, e a todas as pessoas com quem falei mesmo as que não compareceram. Que Deus abençoes e ajude a todos”.

Equipe Vencedora juntamente com a equipe de monitores da Trend Micro.

A equipe foi composta por “Abigail Curuci, Allan Trindad‎, Susana Soares, Thiago Silva Pereira, Yago Ésquines”

Visits: 65