Para quem não conhece essa função, deve estar se perguntando o que exatamente o título desse artigo fala, estarei explicando sobre essa função que a cada dia que passa vai ganhando mais espaço dentro da área de tecnologia.

Mas afinal das contas, o que o QA faz?

É o profissional responsável pela qualidade, como garantir a qualidade de softwares através de estratégias de negócios, e principalmente os testes, que existem vários tipos para se realizar de acordo com a necessidade que a aplicação apresenta para ser avaliada e testada, lembrando que QA e o termo da profissão que significa Quality Assurance.

Mas e aí? O que é preciso para se tornar um(a) QA?

Lógica de programação
Análise de negócios
Automação de testes
Criar ambientes e cenários de casos de testes
Conhecimento de metodologias ágeis
Ferramentas para realizar testes

Porque o(a) QA é importante para equipe e para a empresa?

QA ajuda os times de tecnologia com testes automatizados sendo eles para web, desktop ou mobile, assim evitando o máximo de bugs nas aplicações, alias cliente nenhum vai querer consumir uma aplicação que apresenta vários erros e só vai piorando conforme for usando né?

Também podemos colocar o ponto em que o(a) QA ajuda na estratégia de negócios e tem as skills necessárias para compreender as necessidades que o usuário necessita que a aplicação da empresa possa suprir, é sendo assim também podendo mostrar como a qualidade pode ajudar também as equipes da empresa.

Quais tipos de testes que o(a) QA faz?

Teste automatizado (web e desktop) : Escrever um código que vai testar o software, sendo assim se houver falhas, elas serão encontradas para serem analisadas e corrigidas.
Teste de carga : Um dos objetivos o quanto o software, sistema, servidor, etc, suporta o volume de transações, acessos e quantidade de usuários.
Teste Funcional : São testes para avaliar se a aplicação é capaz de executar todas as ações a qual ela foi desenvolvida para executar.
Teste de estresse : Testes para avaliar para detectar problemas diante de uma situação de estresse na aplicação como excesso de dados, dados corrompidos e redução na capacidade de disco.
Teste de unidade : Esse tipo de teste é feito por unidade, essa unidade fica isolada para ver se ela está funcionando da forma esperada.

Existem outros testes, estes são alguns exemplos.

Quais as ferramentas que QA usa para testar?

Algumas delas são :

Selenium : Selenium é um conjunto de ferramentas de código aberto multiplataforma, usado para testar aplicações web pelo browser de forma automatizada. Ele executa testes de funcionalidades da aplicação web e testes de compatibilidade entre browser e plataformas diferentes.
TestCafe : TestCafe Studio não requer WebDriver, plug-ins de navegador ou outras ferramentas, basta instalá-lo e você estará pronto para iniciar o teste. Os testes podem ser executados em todos os navegadores populares: desktop, celular e nuvem, com IU ou sem interface do usuário.

Cypress : Cypress é uma ferramenta usa a linguagem Javascript, é uma ferramenta de testes end-to-end (e2e)

Capybara : O Capybara é um software de automação de testes baseado na Web que simula cenários para histórias de usuários e automatiza o teste de aplicativos da Web para o desenvolvimento de software orientado pelo comportamento. Está escrito na linguagem de programação Ruby.

Robot Framework : Robot Framework é uma estrutura de automação genérica de código aberto. Ele pode ser usado para automação de teste e automação de processo robótico (RPA).

Appium : Appium é uma estrutura de automação de teste de software livre para uso com nativos, híbridos, aplicativos da web e móveis. Ele dirige aplicativos iOS, Android e Windows usando o protocolo WebDriver.

Katalon : O software é construído sobre as estruturas de automação de código aberto Selenium, Appium com uma interface IDE especializada para testes de aplicativos da web, API, móveis e desktop.

Fontes :
https://pt.stackoverflow.com/questions/248318/qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a-entre-um-teste-de-carga-e-um-teste-de-stress
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/3259/testes-de-performance-testes-de-carga-stress-e-virtualizacao-parte-3.aspx
https://medium.com/assertqualityassurance/teste-unit%C3%A1rio-e-qualidade-de-software-acce7b9c537
https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-selenium/
https://www.devexpress.com/products/testcafestudio/
https://alexalvess.medium.com/testes-e2e-com-cypress-d1f6bc415b5
https://en.wikipedia.org/wiki/Capybara_(software)
https://robotframework.org/
https://appium.io/
https://www.katalon.com/

Visits: 2350