Tutorial – Antena Double Biquad

Olá meu nome é Frederico Fiori Ferraz, e sou um aluno da FATEC São Caetano do Sul.
Hoje vou ensinar como construir uma antena double Biquad com aproximadamente 13-14 db, para amplificar o sinal de wifi(2.4GHz), seja para adaptadores USB quanto para roteadores.

O que é uma antena quad?

Um tipo de antena direcional, usada em bandas HF(high frequence) e SHF (super high frequence). Consiste em um elemento parasítico (basicamente um condutor ligado diretamente em um equipamento), um quad forma um loop de fio, (normalmente no formato de um quadrado, no caso de antenas quad). Esse tipo de antena é muito usada por rádios amadoras.

Por que uma antena quad?

Antenas quad, são fáceis de fazer, podem ter uma margem relativamente grande de erro e ainda assim uma ótima performance. Não são caras de construir e são um ótimo começo para quem quer se aprofundar no assunto.

Eu estou utilizando um adaptador wireless TP-Link TL-WN722N com uma entrada SMA fêmea de polaridade reversa para antena.

Materiais para a antena:

  • Qualquer placa metálica com pelo menos 1.6mm de espessura e com a medida exata de 28cmX12.6cm
  • Conector N fêmea com chassis
  • Conector N macho
  • Conector sMA macho de polaridade reversa
  • 60 cm de fio de cobre com 1.2-1.5 de diâmetro( não é recomentado utilizar um diâmetro maior que este)
  • Algum tipo de espaçador, EX: papelão, plastico, etc.. qualquer material que não seja condutor.
  • Cabo coaxial 50 ohms com revestimento reforçado
  • Pistola de cola quente, tubo de cola quente

Execução:

Primeiramente iremos deixar o fio de cobre o mais reto possível. Tome bastante tempo para deixa-lo reto, tenha em mente que quanto mais reto melhor será a recepção de sua antena.

Após feito isso, é necessário dobrar (com o máximo de precisão possível) o fio de cobre. Para melhor resultado, faça marcas de caneta a cada 31 mm ao longo do fio de cobre. Depois comece a dobra-lo conforme neste link http://gdurl.com/pmfH/download . Um vídeo muito bom sobre como dobrar o fio de cobre é este aqui, sugiro que entrem no canal do Andrew Mcneil e vejam os vídeos, existem varias dicas e diversos tipos de antenas para serem feitas em casa. Neste vídeo ele está fazendo a mesma antena com outros matérias, e aumentando ainda mais a performance da antena, AS dicas para dobrar o elemento começam aos 8 min e 44 secs. Tenha em mente que cada dobra deve estar com um angulo de 90 graus e o mais preciso possível. Este deve ser seu resultado final:

Usem a dica do vídeo para isolar os pontos que se tocam no elemento, para evitar curtos na antena. Solde um pedaço de fio cobre de pelo menos 30 mm de extensão na frente do pino do conector N fêmea com uma distancia entre eles de pelo menos 15 mm.

Neste tutorial as fotos mostram que foi soldado também um pedaço de cobre no pino principal do conector com pelo menos 30 mm, apenas para ter um pouco mais caso ocorra algum erro. Agora faça um buraco no meio da placa metálica, e solde o conector N fêmea na mesma. conforme a imagem. Após feito isso solde o elemento na ponta do conector N fêmea, sendo que o elemento deve ficar a 1 cm de distancia(contando com a espessura do fio de cobre) do refletor(placa metálica).

Fonte: http://martybugs.net/wireless/biquad/double.cgi

Nesta imagem foi utilizado um espaçador de cano de plastico para fixar o elemento com mais precisão mas pode ser um pedaço de papelão etc, apenas tem que ser relativamente duro e com a medida certa para o elemento estar na distância correta em relação ao refletor.

Agora você pode soldar as duas pontas que ficaram soltas no elemento no pedaço de cobre que foi soldado na frente do pino do conector N fêmea e após isso sua antena está pronta.

Caso você possua um cabo pigtail adequado para utilizar esta antena, é só colocar as mão na massa e utiliza-la do seu modo. Mas se você não possui esta cabo segue abaixo uma rápida introdução de como construir um:

Utilizando os conectores para o adaptador citado anteriormente, caso o seu adaptador seja diferente, veja neste site o nome e o formato certo do mesmo para não cometer erros. Corte um pedaço de máximo 30 cm de cabo coaxial e descasque pelo menos 1 cm de cada ponta. após isso solde o conector sma em uma ponta do cabo (cuidado para a solda não encostar em nenhuma parte metálica que não seja o fio de cobre com a parte de dentro do conector sma. Do outro lado, com cola quente, fixe o conector N macho na outra ponta do cabo. na ponta com o cabo sma, para mais fixação, espalhe um pouco de cola quente para garantir que o conector não sairá do lugar.

Imagens  do projeto:

Fontes:
http://buildyourownantenna.blogspot.com.br/2014/07/double-biquad-sector-antenna-for-2450-mhz-wifi.html
http://martybugs.net/wireless/biquad/
http://martybugs.net/wireless/biquad/double.cgi
https://www.engadget.com/2005/11/15/how-to-build-a-wifi-biquad-dish-antenna/
https://en.wikipedia.org/wiki/Quad_antenna
https://en.wikipedia.org/wiki/High_frequency
https://en.wikipedia.org/wiki/Very_high_frequency
https://en.wikipedia.org/wiki/Passive_radiator

https://www.youtube.com/user/8bitandrewmcneil/videos
https://www.youtube.com/watch?v=FCcQakg3Y3I

Fred F.F.

Fred F.F.

Frederico Fiori Ferraz, estudante, no curso de segurança da informação na FATEC São Caetano do Sul. Entusiasta na área das ciências tecnológicas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: